O Caderno História

09/05/2011 21:45

O Caderno História é um blog de cunho pessoal que tem por objetivo principal propiciar aos professores e alunos do ensino fundamental e médio a aquisição e aprofundamento de conhecimentos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
Nesse sentido,acreditamos que a prática pedagógica do professor de história(...) ajuda o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias para aprender a pensar historicamente, o saber-fazer, o saber-fazer-bem, lançando os germes do histórico. Ele é o responsável por ensinar ao aluno como captar e valorizar a diversidade das fontes e dos pontos de vista históricos, levando-o a reconstruir, por adução, o percurso da narrativa histórica. Ao professor cabe ensinar ao aluno como levantar problemas, procurando transformar, em cada aula de história, temas e problemáticas em narrativas históricas (SCHMIDT e CAINELLI, 2004:30).
Nesse pequeno “site”, discorreremos sobre nossa experiência como docente, buscando apresentar de maneira prática, novas metodologias aplicadas na sala de aula.
Acreditamos, portanto, que o ensino de História torna-se fundamental para a compreensão dos fatos históricos e para a sua articulação com a história/realidade presente, uma vez que o presente é fruto da dinâmica dos acontecimentos históricos do passado. Dessa forma, o ensino da História apresenta-se como um instrumento idôneo par a construção de uma história mais plural e exerce um papel relevante na transformação da sociedade.

 
                                          João Paulo Fernandes

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode